Homenagem a Manuel Galrinho Bento - Jogo Veteranos, Casa do Benfica da Golegã - F. C. Barreirense

bento1A equipa de Veteranos do Futebol Clube BARREIRENSE, no sábado dia 4 de Fevereiro de 2012, desloca-se à Golegã, para realizar um Jogo de Homenagem ao malogrado Manuel Galrinho Bento na localidade de sua naturalidade.
O Jogo será realizado no Estádio Municipal Manuel Galrinho Bento.

JOGO de VETERANOS em HOMENAGEM a MANUEL GALRINHO BENTO
Estádio Municipal Manuel Galrinho Bento.

Casa do Benfica da Golegã (Amigos de Manuel Bento) - Futebol Clube Barreirense.
Sábado, dia 4 Fevereiro 2012, às 15:30 horas.


A Comitiva Barreirense será composta pela equipa de Veteranos do Barreirense, pela sua secção, e será chefiada pelo Presidente do FCB António Martins.
A deslocação será efectuada no novo autocarro do FCB.

Neste Jogo de Homenagem, a equipa de Veteranos do BARREIRENSE fará alinhar na sua baliza Rogério Bento, filho de Manuel Galrinho Bento.

bento13Na referida Homenagem, alem do filho do malogrado guarda-redes Bento, também contará com a presença da sua mãe, D. Maria Gertrudes (viúva de Bento), seus filhos e familiares.

MANUEL GALRINHO BENTO
Uma Carreira Desportiva
Nasceu em 25 Junho de 1948 na Golegã, Ribatejo, tendo falecido de ataque cardíaco em 1 de Março de 2007 com 58 anos.
Iniciou a sua carreira desportiva em 1964, com 15 anos no At. Riachense, clube  vizinho do Goleganense, porque na altura não dispunha da camada jovem da sua idade, passando posteriormente a representar o F. C. Goleganense, onde durante 2 anos defendeu as suas cores.
Os seus dotes como Guarda-Redes depressa deram nas vistas, Bento de seu nome, um miúdo de corpo franzino, cheio de energia e com uma mobilidade fora do comum, que mais parecia feito de borracha (como um dia os Ingleses lhe chamaram " o Guarda-Redes de Borracha").
 O primeiro clube a descobrir os dotes do miúdo de então, foi o Sporting Clube Portugal, clube onde Manuel Galrinho Bento esteve durante uns meses a treinar à experiência, mas na altura não lhe agradou os ares de Alvalade e regressou a Golegã.
De regresso ao Goleganense, eis que surge o convite do primo-divisionário Futebol Clube Barreirense, na altura, fala-se que o FCB teve de pagar 10 contos ao Goleganense e 1 Jogo entre as duas equipas na Golegã, pelo passe de Manuel Galrinho Bento.

Eis então que Manuel Galrinho Bento, em 1967, com a idade de ainda júnior se transfere de armas e bagagens para o Barreiro, para representar o nosso Barreirense.
Foi o Barreiro a localidade que o acolheu, e foi o Barreiro que o ribatejano Manuel Galrinho Bento escolheu para residir, formar família, criar raízes e onde residiu até ao final da sua vida.
Estávamos em 1967, quando se estreou na 1ª Divisão Nacional com apenas 19 anos, pelo Futebol Clube Barreirense, clube que viria a representar durante 5 Épocas (67-68, 68-69,69-70,70-71 e 71-72).
No FCBarreirense em 67/68 venceu a Taça Ribeiro dos Reis, em 68/69 obteve a melhor classificação de sempre do Barreirense um 4º lugar e respectivo acesso à competição europeia Taça Uefa (Taça das Feiras), em 69/70 esteve na estreia do FCB nas competições europeias num celebre Barreirense - 2 Dinamo Zagrev - 0, disputado no Estádio Manuel de Melo completamente repleto, e nessa época ainda ganha a Baliza de Prata (Troféu do GR menos batido do Campeonato Nacional da 1ª Divisão).
Foi também no Barreirense e no Estádio D. Manuel de Melo que o guarda-redes Manuel Galrinho Bento, num jogo da 1ª Divisão se estreou a marcar, num fantástico golo de baliza a baliza, num Barreirense - Académica de Coimbra, surpreendendo o então Guarda-Redes academista Melo.
Foi ainda no Barreirense, que Manuel Bento foi convocado e jogou pela selecção Mundial (substituindo o famoso guarda-redes de então YASHYN ) num jogo transmitido pela Televisão para todo o Mundo, e que alem da Grande exibição que efectuou, levou o seu nome e o nome do FC Barreirense a ser visto e falado em  todo o Mundo.
Foi no Futebol Clube Barreirense que o miúdo Bento, cresceu como Homem e como Jogador, e tornou-se um Guarda-Redes de Eleição.

Após 5 épocas de grande sucesso no Barreirense e ao mais alto nível, surge o interesse do grande Sport Lisboa e Benfica, clube onde ingressou na época de 1972/73, e onde permaneceu 20 épocas como jogador, tendo no SLB terminado a sua carreira como Jogador em 1992.
Nas suas primeiras 3 épocas no Benfica disputou e repartiu a baliza encarnada com José Henriques, vindo a assumir definitivamente a titularidade em 1975 e nesse mesmo ano conquistou a titularidade da Selecção Nacional.
Em 1977 foi considerado o Futebolista do Ano.
Esteve em 1 Campeonato do Mundo e 1 Campeonato Europeu, pela selecção Nacional.
Foram 20 anos de Benfica, como jogador.
Foi no Benfica que o Guarda-Redes de Eleição Manuel Galrinho Bento se transformou num dos maiores Guarda-Redes Portugueses de sempre, e um dos Melhores Guarda-Redes Mundiais.

Depois de terminada a carreira como jogador fica ligado ao futebol do Benfica como Treinador, primeiro como Treinador  de Guarda-Redes no Benfica, posteriormente ainda teve experiências como Treinador Principal em Leça, no União de Coimbra e na Amora, mas acabou regressando à LUZ onde trabalhava na formação das camadas jovens do Clube.

Manuel Galrinho Bento, Uma Carreira Irrepreensível.
63 Internacionalizaçoes pela Selecção Nacional AA.
10 Campeonatos Nacionais.
6 Taças de Portugal.
3 Super Taças de Portugal.
1 Taça Ribeiro dos Reis.
Futebolista do Ano em 1977.
Capitão do S. L. Benfica.
Capitão da selecção Nacional.

Outros de Bentobento8
Manuel Galrinho Bento, tinha um Hobby, os pombos, era um apaixonado pela Columbofilia.
Manuel Galrinho Bento, embora poucos o saibam também tinha um Amuleto, em todos os Jogos ele entrava em Campo com 1 par de Luvas suplente que deixava encostado na baliza durante o Jogo, e metia lá dentro dessas Luvas um Amuleto.
O Amuleto era um Pedaço de Corno Esquerdo de uma Vaca.
Esse amuleto deixou-o ao seu filho, o também Guarda-Redes Rogério Bento, o qual deu seguimento também durante a sua carreira.

Manuel Galrinho Bento faleceu inesperadamente dia 1 de Março de 2007 vítima de ataque cardíaco. A sua memória não mais será esquecida pelos companheiros, adversários ou simples apreciadores de futebol como um dos melhores Guarda-redes portugueses de todos os tempos.

Manuel Galrinho Bento, o Barreiro, os Barreirenses e o Futebol Clube Barreirense, nunca te esquecerão.
Foste o Orgulho de muitos Barreirenses.
Foste ÍDOLO de muitos miúdos do Barreiro, assim como de muitos jovens de todo o País.
OBRIGADO Bento, por teres honrado as cores e o emblema do nosso Clube.

Luis Costa

Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

sábado, 11 janeiro 2025 - 09:00 -10:15 : D.João I - FCB (Sub-12)
sábado, 11 janeiro 2025 - 09:00 -10:15 : FCB(B) - Charneca Caparica (Sub-12)
sábado, 11 janeiro 2025 - 09:30 -10:45 : Desp.Fabril - FCB (Sub-13 Fut9)
sábado, 11 janeiro 2025 - 10:30 -11:35 : Quinta Conde(B) - FCB(B) (Sub-11)
sábado, 11 janeiro 2025 - 10:30 -11:35 : FCB - CRI (Sub-11)
sábado, 11 janeiro 2025 - 10:30 -11:45 : FCB - Est.Santo André (Sub-17 Femininos)
sábado, 11 janeiro 2025 - 11:45 -12:50 : Vasco Gama Sines(B) - FCB(B) (Sub-10)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com